viernes, 18 de octubre de 2019

Curiosidades sobre gás liquido de petróleo


Curiosidades sobre gás liquido de petróleo

Este tipo de gás consiste na mistura de gases liquidos encontrados no gásnatural ou dissolvidos no óleo. É chamado assim porque, embora os seus componentes sejam gasosos, é fácil deixá-los de forma liquida. O propano e o butano são encontrados no petróleo e no gás natural, embora sejam obtidos na refinação de petróleo.

Gás liquido do petróleo

Pode-se dizer que o gás liquido de petróleo é um produto de petróleo formado por gás propano e butano.

Costuma-se dizer que o butano tem um uso maior em residências e o propano tem um uso mais comercial. O propano é um gás incolor e inodoro pertencente aos hidrocarbonetos alifáticos, composto por três carbonos e oito hidrogênios. Tem um ponto de ebulição mais baixo que o butano e um valor de energia mais alto.

O propano é usado para sintetizar propileno, que é o segundo composto mais utilizado na indústria química. Também é usado em aerossóis e como refrigerante. Pode ser encontrado em cilindros, mas também a granel. Por outro lado, o butano é composto por quatro carbonos e oito hidrogênios. É extraído dos campos de petróleo. Também é incolor e inodoro, é perigoso devido à sua volatilidade.

Fatos curiosos sobre gás liquido de petróleo

● É incolor, ou seja, não possui cores. Portanto, quando há um vazamento, ele não pode ser visto até que seja um vazamento muito grande e uma nuvem branca se forme.
● É inodoro. Sem cheiro e devido ao risco de vazamentos, um composto (como gás natural) é adicionado para fazê-lo cheirar., Nesse caso, um composto com enxofre.
● Gás de petróleo liquefeito não é tóxico. Sendo não-tóxico e gerando combustão sem desperdício, é uma fonte de energia limpa.
● Obtido por refino de óleo

0 comentarios:

Publicar un comentario